domingo, 10 de maio de 2009

Margem Sul

Moro na margem sul, uma zona muito bela ainda provinciana com belos castelos, ovelhas no pasto, produção de queijo fresco artesanal e imensas vinhas mas também com uma evolução a olhos vistos, pois deste lado já há grandes centros comerciais, uma grande variedade de supermercados e agências bancárias.
Vôces devem achar engraçado que eu esteja a enfatizar estas três coisas mas quando eu vim morar aqui dirigia uns bons quilometros para chegar ao supermercado e para ir a um centro comercial eu tinha de ir a Lisboa que fica mais ou menos há 50 quilometros
Hoje em dia só atravesso estas pontes quando se faz necessário pois aqui na margem temos tudo que precisamos para gerir a nossa vida.
A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 1998, é a mais longa ponte da europa com 17,3km dos quais 10 estão sobre a agua e atualmente é a 5ª mais extensa de todo o mundo.
Esta ponte liga o Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém muito próximo ao Parque das Nações onde foi realizada a Expo 98.
A Ponte 25 de Abril tmabém conhecida como Ponte sobre o Tejo foi inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar em homenagem ao ditador que a mandou construir
Esta tem 2.278km de comprimento e parte do cimo de Lisboa, precisamente de Alcantâra e termina em Almada na margem sul

Como eu havia dito no incio a margem sul é muito bela.
Próximo a minha casa podemos visitar o Castelo de Setubal e Palmela os quais possuem sofisticadas pousadas, a Igreja de Santa Maria do Castelo ( Castelo de Sesimbra) a qual foi restaurada recentemente e a própria Vila de Sesimbra. O Cabo Espichel onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, a Igreja de Nossa Senhora do Cabo e o Farol que foi inaugurado em 1790, alimentado por azeite em 1865 até 1886 quando foi mudado o combustivel, a sua luz passou a ser alimentada por incandescência de vapor de petroléo e em 1926 por eletricidade., interessante vocês não acham?
E ainda há muito mais para se conhecer...
Eu mesma sempre que vem algum parente ou amigo a Portugal eu gosto muito de mostrar a margem sul, sim por que é onde moro mas as vezes as pessoas ficam um pouco relutantes por não terem muito conhecimento dos belos e históricos lugares que há...
Se a Portugal vierem, não esqueçam destas dicas que dei agorinha ok., acredito que vão gostar.

Sem comentários:

Fase 2- Retornei ao Brasil após 2 meses em Portugal, vim me despedir do meu irmão que inesperadamente foi dignosticado com CA terminal Pe...