sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cristo Rei

Em 1934, a estátua do Cristo Redentor existente na cidade do Rio de Janeiro - Brasil inspirou o cardeal Dom Manuel Gonçalves Cerejeira patriarca de lisboa durante sua visita a construir um monumento similar em Lisboa
O monumento Cristo-Rei também foi edificado em cumprimento de um voto formulado pelo episcopado português reunido em Fátima a 20 de abril de 1940, pedindo a Deus que livrasse Portugal de participar na Segunda Guerra Mundial. Salazar não quis violar a velha amizade com o Reino Unido que data do sec XIV e preferiu manter a neutralidade, não tendo Portugal participado na referida guerra.
A 1ª pedra do monumento foi lançada em 18 de dezembro de 1949 e o Cristo-Rei foi inaugurado a 17 de maio de 1959, dia de Pentecostes, o mesmo está localizado na freguesia de Almada no concelho de Almada.

Este situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nivel do Tejo. Constituido um pórtico projetado pelo arquiteto Antonio Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Cristo Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa com 28 metros de altura, obra do escultor Francisco Franco de Sousa.

O pedestal, incluindo o pórtico eleva-se a 82 metros de altura.

Este é o melhor miradouro da cidade de Lisboa oferecendo ampla vista sobre a capital e a ponte 25 de abril

O Cristo-Rei é uma das mais altas construções de Portugal com 110 metros de altura



1 comentário:

Maria Julia disse...

Paulinha adorei essa postagem =))))
parecidissimo com o Cristo aqui do Rio=))
a nossa aqui tem so 40 metros de altura mas como fica em cima do morro do corcovado a 704 metros de altura,imaginasse q é muito mais alto =)))
gostei mesmo de saber q tb tem um parecido e mais alto ai=))
vou mostrar essa postagem a minha mãe.
bjus no coração.
Obs:suas informações são mesmo maravilhosas,venho sempre conferir=))

Fase 2- Retornei ao Brasil após 2 meses em Portugal, vim me despedir do meu irmão que inesperadamente foi dignosticado com CA terminal Pe...